Curso: Tecnologia na Educação / Ensinando e Aprendendo com as TICs
Celino Paula dos Santos
Laércio de Souza Oliveira
PROJETO- Uso da tecnologia em sala de
aula
São Miguel do Guaporé-RO
Setembro de 2014
Celino Paula dos Santos
Laércio de Souza Oliveira
PROJETO- Uso da tecnologia em sala de
aula
Trabalho (PROJETO-
“Uso da tecnologia em sala de aula”) apresentado como requisito avaliativo do
Curso Tecnologia na Educação - Ensinando e aprendendo com as TICs, sob a
orientação da professora formadora Angela Aparecida Zampiva da Silva.
São Miguel do Guaporé-RO
Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia
escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio
de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do
aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento
individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar.
O propósito de se trabalhar com
essa tecnologia é romper com as limitações encontradas pelos alunos do
município. A utilização de software
educativo e mídias têm como objetivo introduzir mais conhecimentos de forma
rápida e prazerosa aos alunos da Escola do município, que são carentes dessa
tecnologia. Esses alunos vão explorar esse mecanismo que envolve atividades nas
áreas de matemática, história, arte, etc., ou seja, esses alunos ao utilizarem
o computador entrarão em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Ao
invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem
conhecimentos.
Sabemos que a participação dos professores, implicará de forma envolvente
na vida escolar do aluno. Nesse contexto, como um mediador dos
alunos no processo de construção e resolução das atividades propostas,
incentivando a reflexão e a crítica, permitindo aprendizado diferenciado de maneira
divertida e construtiva usando os recursos tecnológicos.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar a
tecnologia com interdisciplinaridade em sala de recurso, que para a realidade
da educação do campo isso tem sido um grande desafio para os alunos, onde
necessitam de informações e ampliação de seus conhecimentos. A tecnologia como
fonte de apoio ao conhecimento só tem a elevar o conhecimento e aprendizagens
dos alunos na era digital.
A utilização
da tecnologia permite associar uma série de conteúdos relativos ao ensino na
educação. Nesse projeto associando as disciplinas: língua portuguesa,
matemática, geografia, história e arte.
Trabalhar com
a tecnologia na educação será sempre um ponto de partida para a busca de novos
conhecimentos dos alunos, pois os mesmos, tendo acesso à tecnologia passa uma
boa parte de seu tempo nas paginas de relacionamento. O trabalho direcionado
com objetivos propostos faz com que os alunos avançam em pesquisas e conhece os
grandes potenciais que a web nos oferece.
OBJETIVO GERAL
Estimular a
aprendizagem em fontes de pesquisa na internet, acessando as informações e
ampliação do conhecimento dos alunos do município, inserindo-o na tecnologia e
entretenimento em rede social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento valorizando
a cultura regional e entretenimento em rede social;
b) Propiciar aos alunos do
campo um aprendizado tecnológico na sala de recurso, Criando, e-mail, planilhas
de cálculos, slides, produzir texto, gravar aúdios mp3, vídeo clipe, montagem
em fotos.
c) Trabalhar os conteúdos
de forma interdisciplinar e lúdica.
d) Ampliar os conhecimento
e aprendizagem pesquisando no google.
e) Navegar no google Earth
para visualizar o espaço geográfico de diversos ponto do planeta.
f) Usar o Windows Movie
Maker e criar e editar vídeo clipe.
g) Explorar o software
Audacity para gravar áudio em apresentações de textos e narrativas de
histórias.
h) Usar o software picasa
para montar editar de fotos .
i) Criar slides no Power
Point, inserindo os recursos oferecidos pelo software.
j) Cadastrar uma conta Gmail e criar um blog coletivo para postagem das atividades produzida pelos alunos.
METODOLOGIA
O desenvolvimento desse
projeto trabalhará estratégias que abrangem as disciplinas de sala de aula com
os recursos da sala de informática. Sendo de extrema importância que os
educando verifiquem a interligação entre temas e disciplinas diferentes.
Trabalharemos no intuito de reforçar, as ações propostas em sala de informática
aos conteúdos relativos trabalhados em sala de aula. Visando a melhoria de
aproveitamento escolar do aluno. Esse método de tecnologia educacional permite
os avanços metodológicos de acordo com o aproveitamento do aluno.
Antes do início das
atividades deverá ser averiguada a sondagem dos conhecimentos básicos de
informática que os alunos possuam. Caso
necessitem auxílio desses conhecimentos básicos de informática, trabalharemos
em conjunto com os professores para que haja maior rendimento nos conteúdos de
informáticas.
Usaremos softwares de livre acesso para produzir arquivos de mídia mp3, explorando a criatividade dos alunos em narrativa de texto, piadas, poesias, poemas e mensagens de reflexão e textos impressos.
Trabalhando com imagens, montando vídeo clipes, slides, editando fotos, inserir áudio em slides, design, animações e transições.
A apresentação das atividades produzidas acontecerá através de aulas específicas com uso de aparelhos tecnológicos como: Datashow, tela projetora, caixa de som acústico, microfones, notebook. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão postados no Blog do grupo para ser visitado pelos blogueiros e inserir comentários.
CRONOGRAMA
Etapas
|
17/09
|
19/09
|
30/10
|
04/11
|
05/11
|
10/11
|
14/11
|
17/11
|
24/11
|
02/12
|
10/12
|
Levantamento
biográfico
|
x
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Elaboração
do Projeto
|
-
|
x
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Coleta
de Imagem (Pesquisa na Web)
|
-
|
-
|
x
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Seleção de Imagens
|
-
|
-
|
-
|
x
|
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Produção
de áudio
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
|
x
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Montagem
e Edição do Vídeo
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
|
x
|
-
|
-
|
-
|
Revisão
da Redação Final
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
|
-
|
-
|
Apresentação
do Trabalho
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
|
-
|
Relatório
Final
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
x
|
RECURSOS
MATERIAIS
Ø Sala de informática
Ø Computador/ notebook conectado web
Ø Datashow/ tela projetora
Ø Caixa de som acústico
Ø Microfone
Ø Câmara fotográfica/ celular
Ø Mídias portáticas
Ø Papel sulfites e canetas
Ø Impressora LaserJet M1132 MFP (HP)
Ø Internet
AVALIAÇÃO
O projeto elaborado tem como requisito avaliatório de forma contínua, disseminando novas visões de inserir o uso dos recursos tecnológicos para desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Apresentação de material produzido por eles próprios geram satisfação de dever exercido, levantando a autoestima em aprender-fazendo. Assim avaliarei todos os passos alcançados pelo grupo na intenção de cada vez mais melhorar seus conhecimentos e aprendizagens na utilização dos recursos tecnológicos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1256&bih=650&oq=PROIFO++INTREGA
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm#pos/_/http://eproinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm/_/end_pos/_/
Nenhum comentário:
Postar um comentário