quinta-feira, 23 de outubro de 2014



 

 


Curso: Tecnologia na Educação / Ensinando e Aprendendo com as TICs








Celino Paula dos Santos
Laércio de Souza Oliveira





PROJETO- Uso da tecnologia em sala de aula



 






São Miguel do Guaporé-RO

Setembro de 2014




Celino Paula dos Santos
Laércio de Souza Oliveira




PROJETO- Uso da tecnologia em sala de aula



Trabalho (PROJETO- “Uso da tecnologia em sala de aula”) apresentado como requisito avaliativo do Curso Tecnologia na Educação - Ensinando e aprendendo com as TICs, sob a orientação da professora formadora Angela Aparecida Zampiva da Silva.






 

 

 

 

São Miguel do Guaporé-RO

 Setembro de 2014



INTRODUÇÃO


O uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar.
                                                                                      
 O propósito de se trabalhar com essa tecnologia é romper com as limitações encontradas pelos alunos do município. A utilização de software educativo e mídias têm como objetivo introduzir mais conhecimentos de forma rápida e prazerosa aos alunos da Escola do município, que são carentes dessa tecnologia. Esses alunos vão explorar esse mecanismo que envolve atividades nas áreas de matemática, história, arte, etc., ou seja, esses alunos ao utilizarem o computador entrarão em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos.

Sabemos que a participação dos professores, implicará de forma envolvente na vida escolar do aluno. Nesse contexto, como um mediador dos alunos no processo de construção e resolução das atividades propostas, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo aprendizado diferenciado de maneira divertida e construtiva usando os recursos tecnológicos.






 

 


JUSTIFICATIVA


Trabalhar a tecnologia com interdisciplinaridade em sala de recurso, que para a realidade da educação do campo isso tem sido um grande desafio para os alunos, onde necessitam de informações e ampliação de seus conhecimentos. A tecnologia como fonte de apoio ao conhecimento só tem a elevar o conhecimento e aprendizagens dos alunos na era digital.

A utilização da tecnologia permite associar uma série de conteúdos relativos ao ensino na educação. Nesse projeto associando as disciplinas: língua portuguesa, matemática, geografia, história e arte.

Trabalhar com a tecnologia na educação será sempre um ponto de partida para a busca de novos conhecimentos dos alunos, pois os mesmos, tendo acesso à tecnologia passa uma boa parte de seu tempo nas paginas de relacionamento. O trabalho direcionado com objetivos propostos faz com que os alunos avançam em pesquisas e conhece os grandes potenciais que a web nos oferece.

 

 

 

 

 

 

 






 



OBJETIVO GERAL


Estimular a aprendizagem em fontes de pesquisa na internet, acessando as informações e ampliação do conhecimento dos alunos do município, inserindo-o na tecnologia e entretenimento em rede social.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento valorizando a cultura regional e entretenimento em rede social;


b) Propiciar aos alunos do campo um aprendizado tecnológico na sala de recurso, Criando, e-mail, planilhas de cálculos, slides, produzir texto, gravar aúdios mp3, vídeo clipe, montagem em fotos.

c) Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica.

d) Ampliar os conhecimento e aprendizagem pesquisando no google.

e) Navegar no google Earth para visualizar o espaço geográfico de diversos ponto do planeta.
f) Usar o Windows Movie Maker e criar e editar vídeo clipe.
g) Explorar o software Audacity para gravar áudio em apresentações de textos e narrativas de histórias.
h) Usar o software picasa para montar editar  de fotos .
i) Criar slides no Power Point, inserindo os recursos oferecidos pelo software.

j) Cadastrar uma conta Gmail e criar um blog coletivo para postagem das atividades produzida pelos alunos.




 

 

METODOLOGIA


O desenvolvimento desse projeto trabalhará estratégias que abrangem as disciplinas de sala de aula com os recursos da sala de informática. Sendo de extrema importância que os educando verifiquem a interligação entre temas e disciplinas diferentes. Trabalharemos no intuito de reforçar, as ações propostas em sala de informática aos conteúdos relativos trabalhados em sala de aula. Visando a melhoria de aproveitamento escolar do aluno. Esse método de tecnologia educacional permite os avanços metodológicos de acordo com o aproveitamento do aluno.

Antes do início das atividades deverá ser averiguada a sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam.  Caso necessitem auxílio desses conhecimentos básicos de informática, trabalharemos em conjunto com os professores para que haja maior rendimento nos conteúdos de informáticas.

Usaremos softwares de livre acesso para produzir arquivos de mídia mp3, explorando a criatividade dos alunos em narrativa de texto, piadas, poesias, poemas e mensagens de reflexão e textos impressos.

Trabalhando com imagens, montando vídeo clipes, slides, editando fotos, inserir áudio em slides, design, animações e transições.

A apresentação das atividades produzidas acontecerá através de aulas específicas com uso de aparelhos tecnológicos como: Datashow, tela projetora, caixa de som acústico, microfones, notebook. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão postados no Blog do grupo para ser visitado pelos blogueiros e inserir comentários.

 

 

 




CRONOGRAMA

 

Etapas
17/09
19/09
30/10
04/11
05/11
10/11
14/11
17/11
24/11
02/12
10/12
Levantamento biográfico
x
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Elaboração do Projeto
-
x
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Coleta de Imagem (Pesquisa na Web)
-
-
x
-
-
-
-
-
-
-

-
 Seleção de Imagens
-
-
-
x

-
-
-
-
-
-
Produção de áudio
-
-
-
-
 x
x
-
-
-
-
-
Montagem e Edição do Vídeo
-
-
-
-
-
-
x
x
-
-
-
Revisão da Redação Final
-
-
-
-
-
-
-
-
x
-
-
Apresentação do Trabalho
-
-
-
-
-
-
-
-
-
x
-
Relatório Final
-
-
-
-
-
-
-
-
-

x















RECURSOS MATERIAIS

Ø  Sala de informática
Ø  Computador/ notebook conectado web
Ø  Datashow/ tela projetora
Ø  Caixa de som acústico
Ø  Microfone
Ø  Câmara fotográfica/ celular
Ø  Mídias portáticas
Ø  Papel sulfites e canetas
Ø  Impressora LaserJet M1132 MFP (HP)
Ø  Internet















 


 

 


AVALIAÇÃO


O projeto elaborado tem como requisito avaliatório de forma contínua, disseminando novas visões de inserir o uso dos recursos tecnológicos para desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Apresentação de material produzido por eles próprios geram satisfação de dever exercido, levantando a autoestima em aprender-fazendo. Assim avaliarei todos os passos alcançados pelo grupo na intenção de cada vez mais melhorar seus conhecimentos e aprendizagens na utilização dos recursos tecnológicos.
























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1256&bih=650&oq=PROIFO++INTREGA
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm#pos/_/http://eproinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm/_/end_pos/_/
















Nenhum comentário:

Postar um comentário